PARCERIA

Comandante da Aeronáutica participa de reunião no Hospital das Clínicas da USP

Reunião foi realizada, nessa segunda-feira (28/08), no Instituto da Criança e do Adolescente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
Publicada em: 04/09/2023 09:00
Imprimir
Fonte: IV-COMAR, por Tenente Mayara
Edição: Agência Força Aérea

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, participou, na segunda-feira (28/08), de uma reunião promovida pelo Instituto da Criança e do Adolescente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (ICr/HCFMUSP) com a Força Aérea Brasileira (FAB). O objetivo foi fortalecer a parceria entre as duas instituições.

Durante o encontro, foram iniciadas as tratativas de parceria para fluxo de transporte aéreo de pacientes e de órgãos para transplante de fígado e medula óssea, ao público pediátrico atendido em todo o Brasil pelo Hospital das Clínicas.

O Instituto da Criança e do Adolescente do HCFMUSP tem como missão prestar assistência de alta complexidade a recém-nascidos, crianças e adolescentes em tratamento de doenças raras e transplantes de órgãos e tecidos, por meio de atendimento interdisciplinar, integrado ao ensino e à pesquisa. 

O Comandante da Aeronáutica comentou sobre essa iniciativa de cooperação. “Esta relação cívico-militar é de extrema importância para nós. Quando recebemos essas demandas elas são analisadas e, via de regra, atendidas. Faz parte de nossa missão, cooperar para a integração nacional utilizando nossos meios e nosso pessoal”, frisou.

O Tenente-Brigadeiro Damasceno também explicou que a Aeronáutica já realiza missões de Transporte de Órgãos, Tecidos e Equipes (TOTEQ) regularmente em todo o território nacional. “Há muito tempo a FAB realiza esta atividade, porém, em 2017 o Decreto nº 9.175 regulamentou este atendimento. Assim, uma aeronave e uma equipe de militares nossas ficam à disposição 24 horas por dia exclusivamente para este propósito. Atualmente, temos uma marca de realizar, em média, um voo de transporte de órgão e tecidos por dia”, destacou o Oficial-General.

Até o mês de agosto de 2023, as aeronaves da FAB transportaram 1871 órgãos, em 1516 missões realizadas no período que compreende os anos de 2016 a 2023. Fígado e coração são os órgãos mais transportados.

Estiveram presentes na reunião, ainda, o Comandante-Geral de Apoio da Aeronáutica (COMGAP), Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic; o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira; o Comandante do Quarto Comando Aéreo Regional (IV COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Luiz Cláudio Macedo Santos; e o Diretor do Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP), Coronel Médico Rildo Rinaldo de Andrade.

Os participantes também visitaram as instalações do Hospital das Clínicas e puderam conhecer os laboratórios de pesquisa, o Centro de Diagnóstico Pediátrico e o atendimento humanizado do Instituto dado às crianças que ficam internadas à espera de procedimentos cirúrgicos.

Fotos: Sargento Pedro / IV COMAR e Willian Molina / HCFMUSP